Influenciadora digital gravando conteúdo
abril 29, 2022

O que é um influenciador digital?

Por admin

O termo influenciador digital ganhou os holofotes e se tornou uma profissão com futuro promissor, porém ainda há dúvidas sobre o assunto.

É impossível usar as redes sociais e não se deparar com os influenciadores digitais. Mesmo sendo a febre do momento o termo ainda causa algumas dúvidas. Alguns se questionam da função do influenciador, da necessidade e o que eles fazem de fato. Por isso, nesse texto vamos esclarecer o que é um influenciador digital e quem sabe te incentivar a se aventurar nessa moda ou então contratar os influenciadores.

Influenciadora digital gravando conteúdo

O que é um influenciador digital? Aqui você tem as respostas!

De forma simples, os influenciadores digitais são pessoas que criam conteúdo online para seus seguidores das redes sociais. Se pararmos para analisar eles sempre existiram, só que agora adequaram-se ao novo modelo.

Por exemplo, nos primórdios da internet, muitas pessoas tinham blogs com resenhas de livros, produtos de cabelo e maquiagem, e postavam dentro da sua comunidade virtual. Eles já tinham seus seguidores, que liam assiduamente as postagens e até mesmo se baseavam nelas para compras e afins. Com o passar do tempo e a chegada do Instagram e Tik Tok houve uma migração.

Ou seja, o influenciador digital é um indivíduo que tem um público engajado em seus canais online. Por isso, exerce a capacidade de influência na tomada de decisão dos seguidores.

De acordo, com uma pesquisa da Opinion Box, 67% dos usuários do Instagram seguem, ao menos, um influencer. Além disso, 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algum produto sob influência do produtor de conteúdo.

Ainda tratando de definições, a revista Forbes, afirma que neste cenário, a influência está diretamente relacionada aos seguidores com quem o influenciador compartilha conteúdo. Essa persuasão pode estar ligada à produtos ou mesmo a conexão de pensamentos parecidos e divulgação de informações. Com isso o influenciador detém o poder de comunicação.

Eles podem ser categorizados entre tipos, tamanho e funções. Graças ao acesso à internet, basicamente qualquer um pode se tornar um influenciador. Porém é preciso entender o seu nicho e ter responsabilidade.

Os tamanhos de um influenciador digital

Influenciadora digital gravando

Não dá para definir exatamente o tamanho de um influenciador digital, ou qual seria o numeral para que alguém possa ser considerado um influenciador. Pode ser que o indivíduo tenha muitos seguidores, mas poucas interações. Por isso, as classificações são baseadas em cases com números relativos. Vejamos alguns:

Megainfluenciador: Grupo composto pelas estrelas, podem ser pessoas que começaram a carreira no mundo digital, como Whindersson Nunes e Jade Picon, ou então famosos, que agora contam com fama na internet também, por exemplo: Neymar e Anitta. Todos passaram da casa de 1 milhão de seguidores.

Macroinfluenciadores: Geralmente contam com 500 mil a 1 milhão de seguidores, e intermediários, de 100 mil a 500 mil. São influenciadores com relevância em nichos mais específicos.

Microinfluenciadores (10 mil a 100 mil seguidores) e nanoinfluenciadores (menos de 10 mil) são bastante específicos. Podem não alcançar uma quantidade absoluta, mas dentro da sua comunidade tem uma voz ativa.

Esses pontos de volume de seguidores, interações, público alvo, são levados em conta para o marketing digital. Principalmente quando um influenciador faz uma parceira de ação com uma empresa.

Tipos de influenciadores

O que é um influenciador digital

Nem sempre conseguimos classificar cada influenciador dentro da medida de tamanho. Por isso, existem definições de tipos, que também, auxiliam as empresas e o próprio criador de conteúdo. Sabendo o seu espaço dentro da Internet fica mais fácil de direcionar conteúdos e estratégias de crescimento.

Top celeb

Tem um número alto de seguidores e engajamento, por conta disso não tem um nicho. Sendo assim mostra um conteúdo mais genérico, como vlogs do dia a dia e publicidades. Mas fazem as marcas serem reconhecidas pelo nome e podem se consagrar como celebridades. Exemplos: Virginia Fonseca e Rafa Kalimann.

Fit celeb

O fit celeb, também tem um grande público, mas é focado em um segmento. Os seguidores acompanham esses influencers pelos assuntos específicos. Temos como exemplos algumas criadoras de conteúdo de beleza, como Camila Coelho e Bianca Andrade, dona da marca Boca Rosa.

Autoridade

Neste caso, estamos falando sobre pessoas influentes em assuntos que requerem um conhecimento maior. Um case de sucesso é a equipe do Dr. Drauzio Varella, que usa as mídias sociais para informar. O influencer autoridade é visto como uma opinião de valor.

Trendsetter

Esse tipo de influenciador cria conteúdo ligado aos valores pessoais e causas sociais, como o movimento negro, a busca pela vida saudável, defesa dos animais e outros pontos. Sendo assim, o influencer atinge um patamar de ativista digital.

Será que preciso contratar um influenciador?

Influenciador digital

Se você é dono de uma empresa e quer investir em publicidade digital pode ser uma boa opção. Porém, lembre-se de contratar alguém que passe a imagem da sua marca e compactue com os objetivos.

Checar os conteúdos do influencer e entender o modo de trabalho é importante. Além disso, é preciso se perguntar “Qual vai ser a função do influenciador em relação ao meu produto?”.

O trabalho do influencer pode ser alavancar as suas vendas, ou só apenas deixar o seu nome mais conhecido. Para definir isso é necessário ter uma estratégia bem montada.

Como me tornar um influenciador?

Para quem chegou até aqui, entendeu o que é um influenciador digital e está pensando em investir na carreira, é preciso ter alguns pontos em mente.

  1. Requer dedicação

É um trabalho como outro, então requer estudo, dedicação, tempo e investimentos. Hoje em dia ficou mais fácil, é possível filmar e editar vídeos com o celular. Mas, ainda assim necessita de um processo de pesquisa.

  1. O que você quer fazer?

Defina os temas que quer abordar, a forma de falar e comunicar. A Internet não é terra de ninguém, não dá para atirar em todos os lados. Principalmente se deseja atrair a atenção das marcas, elas procuram influenciadores confiáveis.

  1. Exige tempo e nem sempre o retorno vem rápido

Mesmo se dedicando ao máximo o retorno pode demorar. O meio digital tem uma infinidade de conteúdos e se destacar pode exigir muito. Avalie se realmente vale a pena tentar.

  1. Entenda o meio digital

Por fim, é preciso estar atento as tendências de mercado e de como a publicidade funciona. Por isso, adquirir conhecimento sobre o marketing digital nunca é demais.