Investimentos para iniciantes
janeiro 14, 2022

Investimentos para iniciantes – plataforma, tipos e simulador online

Por Irving Malaguti

Existem muitos jeitos de ganhar dinheiro hoje em dia. cada um deles tem o próprio risco, caraterísticas e fundamentos. Os investimentos para iniciantes também permitem essa ideia de ganhar dinheiro ao longo do prazo.

Isso porque um investimento financeiro é como um empréstimo. No entanto, ao invés de pegar dinheiro do banco, a pessoa é que empresta o dinheiro para ele. Em troca, recebe os juros, que podem ser pagos conforme o ativo que está em jogo.

A boa notícia é que dá para investir pouco e de forma segura. Mas, nem todo mundo sabe disso. Se você quer conhecer mais sobre essa forma de ganhar dinheiro investindo, continue lendo. Vamos mencionar o exemplo do CDB com liquidez diária e falar até das ações na bolsa.

Como e onde começar a investir

O assunto do investimento financeiro ainda é tabu para muita gente. Por isso, saber como e onde começar a investir é uma dúvida comum e gera até certa desconfiança na vida de muitos brasileiros. A boa notícia é que tem um monte de investimentos para iniciantes disponíveis.

Investimentos para iniciantes

Mas, o que seriam esses investimentos para iniciantes? Aqueles que são seguros e não levam em conta a oscilação do mercado. Ou seja, são aplicações que rendem juros, ainda que menores, regulares. Ou seja, se a pessoa entender o investimento, ela não perderá.

Um ótimo exemplo é pensar em contas digitais com investimentos automáticos ou até mesmo em CDB com liquidez diária. Em ambos os casos, as pessoas não vão ter um lucro rápido, porém, ela vai ter um lucro certeiro. E mesmo que precise sacar, ela não vai perder.

Os melhores tipos de investimentos para iniciantes

Para quem não entende muito bem dessas aplicações, vamos falar do CDB, que é mais comum e costuma ser o primeiro passo para todo investidor. O CDB é o Certificado de Depósito Bancário. Ele é seguro e tem várias modalidades. Vamos por partes.

A segurança dele está no fato de que há o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) por trás dele. Assim, ele é seguro para um valor de até R$ 250 mil por cada CPF. Já quando falamos em liquidez diária, saiba que essa opção permite que a pessoa saque a qualquer momento.

Logo, é uma ideia bacana para quem ainda não tem um plano de investimento para longo prazo. Só para entender: se você faz um CDB para 5 anos, teoricamente, você só pode sacar daqui 5 anos. Se fizer o resgate antes, então, você pode até perder parte do lucro.

No caso do CDB com liquidez diária, você pode resgatar quando quiser e sem perder nada!

Qual a melhor plataforma de investimentos para iniciantes

Atualmente, existem várias plataformas de investimentos que podem ser usadas de forma segura por quem está começando nesse assunto. Inclusive, é ideal que se tenha ao lado uma empresa que consiga suprir as várias dúvidas que esse novo investidor tem, o que é comum.

Primeiro, saiba que a maioria das corretoras possuem sites seguros e aplicativos de celular que permitem as informações e as transações. No entanto, algumas pecam na hora de oferecer uma boa comunicação com o cliente, o que pode ser um problema para o novato.

Dessa forma, mais do que recomendar a melhor plataforma de investimentos para iniciantes, a dica é fazer avaliações e testes. Por exemplo, baixe aplicativos ou use o site para falar com os profissionais dessas corretoras. Isso vai te dar mais confiança na hora de abrir uma conta lá.

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro

Aqui vale mencionar um dos erros mais comuns entre as pessoas que ainda não investem. Elas acham que não é possível investir com pouco dinheiro. Mas, essa não é uma verdade. Atualmente, a partir de R$ 1 você já pode ter o valor investido.

Investimentos para iniciantes

É lógico que no começo pode parecer que você não esteja tendo bons resultados. Mas, quando se fala sobre investimentos, você tem que saber que a ideia não é a de ter um ganho rápido, isto é, muito lucro no começo. Já quando se é constante, o resultado vem.

Aliás, para ter lucro rápido em investimentos, a saída é a bolsa de valores. Porém, ela também é a mais arriscada. Vamos falar disso nos próximos tópicos. Para esse momento, saiba que os investimentos para iniciantes devem ser os seguros, mesmo para quem tem pouco dinheiro.

Como começar a investir na bolsa do zero

Agora que você conhece um pouco mais das aplicações para quem tem pouco dinheiro e das plataformas, vamos dar um passo a mais nessa história. Considere que os investimentos em ações para iniciantes também são possíveis, apesar de serem bem mais arriscados.

O que é legal de saber antes de tudo é que a bolsa de valores permite ganhos bem maiores do que a renda fixa, como é o exemplo do CDB. No entanto, também permite muitas perdas. Tanto é que faz muitos investidores ficarem sem nada.

Então, qual é o segredo para investir na bolsa de valores? O ideal é que se comece pela renda fixa para entender a ideia dos lucros compostos e da evolução dos resultados. Só depois dessa experiência é que vale a pena pensar em ações para fazer as escolhas certas.

O simulador de investimentos

Antes de terminar essa leitura interessante sobre os investimentos para iniciantes, saiba que há uma dica final que vale ouro. Assim como falamos das plataformas de aplicações e do CDB como opção de ativo, leve em conta que existem simuladores gratuitos de investimentos.

Na verdade, a maioria das corretoras de investimentos permitem esse serviço de graça. Por ele, você pode fazer uma simulação para saber quanto vai ter no fim de um período. Isso porque uma boa parte da renda fixa tem taxas pontuais e permite essa visualização.

Então, você faz as contas de quanto vai ter se investir um tanto mensalmente ou se fizer um aporte maior também. Logo, é uma ideia muito boa para quem gosta de planejar o investimento.