Menu Páginas
Twitter Facebook Google Plus You tube
Categorias de Menu

Postado por em abr 4, 2012 em Assessoria em Marketing, Comunicação, Destaque, Marketing | Nenhum Comentário

Onde investir para obter lucros?

Onde investir para obter lucros?

Se você espera uma fórmula para responder a pergunta acima, não será este texto, nem nenhum outro, que te dará.

Isso ocorre porque cada empresa tem suas próprias necessidades, tempo de vida, segmento, dentre outras variantes.

Não é possível, por exemplo, utilizar as mesmas estratégias de investimento de uma padaria, que precisa atingir seus clientes finais com ações one-to-one (personalizando seu atendimento com cada cliente) com uma indústria que tem distribuidores. Realmente os investimentos são em escalas diferentes e as ações partem de necessidades especiais de cada organização.

Entretanto, não há motivos para preocupação.

Embora não haja uma fórmula para decidir onde investir para obter mais lucros, existe, sim, um passo-a-passo.

1. Analise, com base em números, comparações com períodos anteriores e com a concorrência, qual o seu problema a ser resolvido:

  • Retomar as vendas que decaíram;
  • Lançar um produto/ serviço novo;
  • Aumentar a participação de mercado;
  • Obter mais lembrança de marca;
  • (Outros problemas detectados).

2. Após detectar o problema, defina em estratégias que se encaixam em seu orçamento e estão de acordo com o perfil do seu público.

Por exemplo, no caso da padaria, se o problema detectado foi o baixo número de clientes após às 19h da noite, o que gera uma sobra de baguetes – que são desperdiçadas, pois não é possível vendê-las no dia seguinte –  o gerente pode colocar esses produtos em promoção, após este horário.

3. Quais são os meios que utilizarei para promover essa ação?

  • Propaganda (faixas, banners, folhetos, ações na internet, via telefone, dentre outros);
  • Visitas realizando apresentações do produto/ serviço;
  • Ampliar número de pontos de venda;
  • Aumentar equipe;
  • (Dentre outros).

 4. Avaliação. Muito importante para medir o desempenho da ação: pontos fortes, pontos fracos, retorno sobre investimento, pontos a melhorar.

Seguindo passos simples, é possível tomar decisões pensadas, que irão aumentar seus lucros e minimizar as chances de erros. Tendo uma padaria ou sendo uma esteticista tenha em mente que decisões estudadas são sempre bem vindas e têm mais probabilidade de acerto.

Até a próxima dica!

facebook.com/maisemaisvendas

Deixe um Comentário

Comentários

Postar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *