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Postado por em mar 23, 2016 em Assessoria em Marketing, Comunicação | Nenhum Comentário

O que é Manual de Identidade Visual? E por que ter um?

O que é Manual de Identidade Visual? E por que ter um?

O que é e porquê ter um manual de identidade visual

Você faz ideia do que as grandes empresas de sucesso fazem para gravar sua marca na mente de seus clientes? Já passou na sua cabeça que isso é totalmente influenciado por um Manual de Identidade Visual?

Pois bem, é exatamente isso, uma estratégia simples que está ao seu alcance, podendo se tornar realidade em seu negócio. E se você busca o reconhecimento da sua marca é preciso trabalhar alguns pontos que talvez você não tenha dado a devida importância, por falta de conhecimento e até mesmo tempo.

Então, eu convido você a aplicar em seu negócio um Manual de Identidade Visual e garanto que sua empresa será percebida com outros olhos pelo mercado. E o mais importante, essa percepção será capaz de despertar o interesse de clientes potenciais pelo seu negócio, gerando novas oportunidades para sua empresa!

Na prática, como funciona?

Na prática, como funciona?

Para despertar sua atenção sobre a importância do assunto te convido a pensar em uma grande marca de sucesso que você admira, pode ser qualquer uma, uma marca ligada a bebidas, beleza, carros, tecnologia, entre outras.

Agora que você já pensou nessa marca, lembre-se dos canais em que essa empresa costuma trabalhar sua divulgação. Já reparou que em todos os canais usados para comunicação, seguem a mesma linha de divulgação, ou seja, o logo, as cores, a tipografia é exatamente igual nos anúncios de Tv, nos banners espalhados em comércios, nas redes sociais, em seu site, flyers, etc.

Através de uma comunicação bem planejada é possível sentir o profissionalismo dessas marcas em relação à sua identidade visual. E esse cuidado com que elas desenvolvem sua comunicação nos mais variados canais é baseado em um manual de identidade visual, que nada mais é que um manual com normas técnicas que direcionam a qualidade de toda a comunicação visual de uma empresa.

Por isso é tão importante que uma empresa tenha um manual de identidade visual, pois além de profissionalizar as formas de comunicação do negócio, permite propagar da forma certa uma marca, facilitando que esta seja percebida e memorizada por parte do mercado.

A importância do Manual de Identidade Visual

A importância do manual de identidade visual

Uma empresa possui diversos materiais usados para divulgação como site, cartão de visitas, flyers, banners, adesivos, papel timbrado, presença nas redes sociais, etc. Já imaginou se para cada tipo de comunicação citada, a empresa apresentar um logotipo em formato diferente?

Por exemplo, no site o logo é divulgado em formato retangular, no flyer é aplicado em formato quadrado e no cartão de visitas o formato é circular. Como que o cliente irá memorizar essa marca, com tantas divergências em sua comunicação?

Isso soa negativamente para a marca, já que não há preocupação com a qualidade das informações levada até o cliente, além de prejudicar o fortalecimento da marca, pois a comunicação não foi estruturada de forma que entre na mente dos clientes e se torne sua preferência.

Esse é o ponto principal da importância de ter um Manual de Identidade Visual, pois padroniza eficientemente toda a comunicação da empresa, preservando as características visuais em todas as aplicações, transmitindo mais credibilidade à marca.

Claro que dependendo do tipo de comunicação a arte precise ser adaptada, por exemplo, a arte aplicada em um adesivo segue um tamanho, já em um flyer segue outro tamanho, porém essas adaptações são feitas seguindo o Manual de Identidade Visual, para não descaracterizar a identidade visual da empresa.

O que incluir em um Manual de Identidade Visual

O que incluir em um manual de identidade visual

Usado estrategicamente para facilitar o reconhecimento de sua marca e manter suas propriedades visuais nas mais variadas formas de manifestações, um Manual de Identidade Visual favorece a sua comunicação espelhada.

Ele pode ser adaptado à realidade de seu negócio, sendo um manual mais simples ou complexo de acordo com sua necessidade. O importante é preocupar-se com a qualidade das informações, criando recomendações que garantam a aplicabilidade da marca da forma correta, como realmente deve ser.

Entre as informações e direcionamentos quanto à aplicabilidade que não podem faltar em seu Manual de Identidade Visual estão:

  • Papelaria: Toda empresa de sucesso tem os artigos usados em reuniões como pastas, papéis timbrados para orçamentos, canetas, entre outros materiais personalizados. Esse cuidado com os materiais de papelaria e com a forma em que o logotipo é aplicado transmite credibilidade aos clientes.
  • Tecnologia: Nesse ponto entram o site, as redes sociais e e-mails corporativos que devem seguir a mesma linha de comunicação, ou seja, o logotipo deve ser o mesmo para todos os canais, mudando talvez apenas o tamanho de acordo com a necessidade da mídia em questão.
  • Comunicação impressa: Os flyers, banners, adesivos e até mesmo as camisetas utilizadas na divulgação de seu negócio precisam ser padronizados. É inadmissível um logotipo redondo no flyer e um quadrado no banner sendo que se trata da mesma empresa.

Como vimos são muitos os detalhes que fazem a diferença e influenciam na decisão de compra de seu público-alvo, já que um cliente sempre escolhe uma empresa que transmita credibilidade e confiança. Por isso, seja diferente, profissionalize seu negócio, não deixe que Marcassua empresa seja considerada por muitos um passatempo e você uma pessoa que está brincando de ser empresário.

Dê credibilidade ao seu negócio, criando novas oportunidades para parcerias e contratos expressivos, deixando para trás um faturamento estagnado e comentários maldosos de pessoas que diziam que você nunca iria conseguir! Você pode tornar sua marca um sucesso e vou facilitar isso para você! Contrate agora um pacote completo para fortalecer e consolidar sua marca no mercado!

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