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Postado por em set 29, 2017 em Marketing | Nenhum Comentário

O papel do marketing nas pequenas empresas

O papel do marketing nas pequenas empresas

o papel do marketing nas pequenas empresas

Já parou para pensar sobre o papel do Marketing nas pequenas empresas e o quanto ele pode alavancar as vendas?

O marketing é uma peça essencial para qualquer empresa ou negócio e diante de um mercado cada vez mais competitivo na maioria dos segmentos, o Marketing tem um papel fundamental.

Para driblar a concorrência é preciso destacar-se em relação aos concorrentes, seja com produtos, preços, promoções ou qualquer outro tipo de diferencial que chame a atenção do consumidor.

Nas pequenas empresas, o marketing pode ser ainda mais vital. Negócios de pequeno porte não possuem uma imagem tão definida e estabelecida no mercado, a quantidade de clientes qualificados é bem menor e com isso, as chances de gerar vendas e lucro também diminuem.

Assim, se ações de marketing forem implementadas da forma correta, para o público certo, com certeza os benefícios começarão a aparecer e a empresa irá começar a crescer e trilhar um caminho de sucesso.

Ações de Marketing que servem para qualquer empresa

As ações de marketing são estratégias, pesquisas, ações ou qualquer atividade que vise conhecer melhor determinado público-alvo, identificar necessidades e oportunidades para promover e vender produtos e serviços, ou até atrair e fidelizar clientes em potencial.

A seguir, detalhamos algumas dessas ações que podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa, de qualquer porte:

pesquisa-mercadoPesquisa de mercado: Uma pesquisa completa, que visa extrair informações relevantes, conhecer e entender a fundo quem são os clientes e os públicos potenciais da empresa. Classe social, gênero, idade, necessidades, hobbies, preferências, hábitos em geral são alguns dos pontos dessa pesquisa.

Posicionamento da empresa: Definir uma identidade visual (logo, materiais impressos, site e etc.), deixar claro qual a visão e valores, comunicação uniforme e integrada, são alguns pontos que trarão muito mais profissionalismo para a empresa, refletindo em uma imagem segura e agradável ao público.

 

Mix de Marketing: Também conhecido como os 4 P’s do marketing. Uma análise simples e efetiva, que se estiver clara e definida em sua empresa, poderá ajudar a traçar e definir diversas estratégias e ações. Consiste em identificar 4 pilares do negócio.

  • Produto: Qual seu produto ou serviço.
  • Preço: Qual o valor de seu produto ou serviço.
  • Praça: Onde seu produto ou serviço será veiculado e vendido.
  • Promoção: Ofertas e diferenciais que seus produtos ou serviços possuem.

 

Análise SWOT: Uma análise que busca identificar quais são as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que a empresa possui, tanto no ambiente externo como interno.

Invista na presença online e ações digitais: O marketing digital oferece inúmeras possibilidades de ferramentas para oferecer conteúdos e anunciar produtos ou serviços pela internet para os consumidores. Atualmente são as melhores opções por terem um baixo custo se comparadas às estratégias offline e serem totalmente mensuráveis. Lembrando que a presença online através do site e redes sociais é indispensável nos dias atuais.

Como fazer um bom planejamento de marketing em empresas pequenas

Com um bom planejamento de marketing em mãos, pequenas empresas podem se beneficiar e encontrar diversas oportunidades para alavancar suas vendas e começarem a crescer e a gerarem um lucro maior e sustentável.

Seguindo alguns passos, isso poderá ser realizado de forma mais simples e objetiva. Vamos lá?

Metas: Primeiramente, defina uma meta/ objetivo a ser alcançado. Isso irá ajudar a definir e basear todas as ações e estratégias futuras. Com a meta estabelecida, é necessário analisar a fundo informações sobre o segmento que a empresa faz parte, seu ambiente e seu mercado.

publico-alvoPúblico-alvo: Faça a mesma coisa para extrair informações valiosas sobre quem são os clientes do negócio. Conheça a fundo tudo sobre o público e entenda suas necessidades, hábitos e desejos.

Concorrentes: Depois, faça uma análise completa sobre seus concorrentes, o que eles estão fazendo, quais estratégias estão utilizando, o que pode estar dando certo ou errado, tudo isso serão informações importantes para se basear e tomar ações imediatas ou de longo prazo.

Com todos esses cenários analisados, diversos dados e informações valiosas já estarão disponíveis, assim é hora de definir estratégias e ações efetivas que serão realizadas para o negócio.

Após todo o processo, você conseguirá alcançar o objetivo/ meta que já havia sido estabelecida, ou saberá o que falta, o que deu e o que não deu certo, onde parou e o que ainda pode ser feito para cumprir a meta.

Para finalizar, estabeleça um cronograma para mapear todas as ações a serem tomadas e organizar cada uma em seu determinado tempo. Desta forma, um prazo ideal será definido para conseguir alcançar seu objetivo principal e todas as ações também já terão sido programadas no cronograma.

Vale lembrar que cada empresa pode ter suas necessidades e processos particulares, variando as ações, prazos e resultados. Porém seguindo uma boa estrutura e os processos que foram mencionados, pequenas empresas estarão prontas para terem ótimos planejamentos de marketing e consequentemente, grandes resultados!

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