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Postado por em maio 24, 2012 em Assessoria em Marketing, Destaque, Marketing | Nenhum Comentário

Já falou com o seu cliente hoje?

Já falou com o seu cliente hoje?

Segundo os especialistas em varejo, é mais lucrativo manter um cliente do que conquistar um novo. Isso porque os esforços para que um cliente chegue até você e, principalmente, compre seus produtos e serviços são muito mais onerosos que as práticas que podem ser adotadas para mantê-los.

Alguns dos ‘bons costumes’ para fidelizar seus clientes podem ser adotados sem muitas mudanças na sua rotina e com baixos custos:

Conheça o negócio

Munido de informações sobre o mercado em que você está inserido, fica mais fácil entender as tendências, o que os concorrentes estão fazendo e, principalmente, o que não estão fazendo.

Saber identificar oportunidades é uma característica comum entre os empresários de sucesso.

Cadastre seus clientes

Elabore um cadastro que tenha informações pertinentes ao seu negócio. Caso você não possa recorrer a um software de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – sigla traduzida para o português), utilize um caderno, mas lembre-se que os clientes não gostam de responder longos questionários.
Ofereça recompensas para que o cadastro seja efetuado, como descontos e brindes. Mas seja coerente, não queira oferecer um ipod para uma senhora de 70 anos.

Um cadastro atualizado e com as informações certas é uma poderosa ferramenta para fidelizar o seu cliente.

Personalize o atendimento

Trate seu cliente pelo nome e, sempre que puder, demonstre que você conhece seus gostos e preferências. Lembre de aniversários, ligue, mande um e-mail ou um presente, mas demonstre que ele é importante para você e para a sua empresa.

O relacionamento com o seu cliente deve ser natural, próximo, porém não invasivo.

Proporcione uma experiência ao consumidor

Transforme o seu negócio em um local acolhedor, use e abuse dos 5 sentidos, associe aromas, sabores, cores e o que sua imaginação permitir. O contato do consumidor com sua marca deve ser algo marcante, em outras palavras, você dará mais motivos para a mente dele associar sua marca aquele serviço ou produto.

Também vale deixar o cliente fazer um test-drive (provar do produto ou serviço) para ter certeza da compra e adiantar a experiência daquele consumo.

Premie clientes mais antigos

Ofereça vantagens para os seus consumidores mais antigos. Se estão com você tanto tempo, se ganharem um mimo a possibilidade de trocá-lo fica ainda mais remota.

Fique atento às reclamações: afinal, quem reclama não quer trocar, só quer melhorias.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode encantar o seu consumidor do dia-a-dia.

Utilizando a velha máxima como referência: o difícil não é conquistar vários clientes, mas sim conquistar o mesmo a cada compra.

Até a próxima dica!

www.facebook.com/maisemaisvendas

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