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Postado por em set 9, 2015 em Artes, Criação de Artes, Logotipo | Nenhum Comentário

Identidade visual: primeiros passos

Identidade visual: primeiros passos

Tudo sobre a identidade visual: primeiros passos que sua empresa precisa fazer para obter uma boa estreia no mercado, demonstrando quem exatamente ela é, e de que forma atua. Exatamente por isso é importante ter cuidados no desenvolvimento da identidade visual para que os clientes não façam uma leitura equivocada a respeito da empresa. Mas, quais seriam os primeiros passos para criar uma identidade visual adequada?

O direcionamento da identidade visual deve ter a ver com o público-alvo, criando uma linguagem que seja de interesse para o público o qual quer se comunicar, facilitando o alcance dos resultados almejados.

Se o visual da organização não estiver bem formulado, não transmitirá credibilidade para o cliente final e impactará negativamente nas vendas. Confira dicas para criação de uma identidade visual apropriada.

Levantamento de requisitos

Levantamento de requisitos

É preciso levantar alguns pontos importantes sobre o direcionamento da empresa para realizar o planejamento de uma perfeita identidade visual. Não basta apenas pensar em algo e criar, é preciso entender vários fatores para poder alinhar as ideias. Entre os requisitos a serem levantados estão:

  • Empresa: Quais os objetivos, missão, estratégias e visão da empresa.
  • História: A história da sua empresa pode e deve influenciar no processo criativo.
  • Análise de concorrência: Estude o que eles fazem de certo e errado e inclua essas informações preciosas na construção da sua identidade visual.
  • Diferencial: Toda empresa precisa ter algo que se destaque e se diferencie dos seus concorrentes, isso é importantíssimo para compor a identidade da sua marca.
  • Produtos e serviços: Pense nos produtos e serviços que serão oferecidos pela sua empresa.
  • Coloque-se no lugar do cliente: Reflita como seria a sua reação, caso fosse o cliente e estivesse tendo um contato com a identidade visual da sua empresa.

O planejamento inicial da identidade visual

O planejamento inicial da identidade visual

  • Pesquise: Busque novas tendências, cores, formas e fontes.
  • Flexibilidade: Crie uma identidade visual flexível que possa ser aplicada em qualquer mídia sem perder a qualidade da cor e imagem.
  • Logotipo: Pense de que forma esse logotipo pode traduzir o que é o foco do seu negócio.
  • Criatividade: Aposte na sua criatividade e crie algo diferente, não tenha medo, se arrisque!
  • Design: Pense em um design atrativo e que tenha o poder de fazer as pessoas reconhecerem sua marca facilmente.

Saiba escolher as cores

Saiba escolher as cores

As cores influenciam muito no visual, além de ter significados importantes que devem ser levados em conta na hora de desenvolver a sua identidade visual. Saiba mais.

  • Vermelho: Representa paixão e intensidade. Por ser um tom forte, tem que ser usado com cuidado para não incomodar a visualização, pois em excesso pode causar sentimento de urgência.
  • Azul: Transmite confiança e tranquilidade, devido ao seu efeito calmante. É uma cor ligada à produtividade, tradição e sucesso.
  • Verde: Significa crescimento e simboliza a natureza, energia e vida nova. É um tom que não é cansativo e facilita a concentração.
  • Amarelo e Laranja: São cores energizantes, que transmitem a sensação de transparência e ideal para estimular a comunicação das pessoas.
  • Marrom: Transmite simplicidade, resistência e conforto. Também demonstra ligação com a natureza por ser associado a terra e produtos orgânicos.
  • Branco: Simboliza a paz e a inocência, além de transmitir a sensação de liberdade. Deixa o visual leve e pode combinar de várias formas, além de indicar organização e praticidade.
  • Preto: Transmite seriedade e profissionalismo, além de dar destaque para outros itens que componham a imagem. Dependendo do segmento da empresa, aconselha-se ter cautela com esta cor, pois ela também pode simbolizar o luto.
  • Roxo: Muito usado em assuntos espirituais e de relaxamento, de forma semelhante ao azul. Também remete à nobreza, mistério e misticismo.
  • Rosa: Cor comum para indicar moda e beleza. Transmite romantismo, ternura e delicadeza, qualidades que são atribuídas à mulher. Tonalidades mais claras também são usadas para acalmar bebês.

O desenvolvimento da identidade

Desenvolvimento da identidade

No desenvolvimento da identidade visual é preciso seguir alguns passos para não perder o foco do objetivo final e não deixar passar despercebidos pontos importantes que podem ser positivos para sua identidade. São eles:

  • Pesquisa: Pesquise imagens e sugestões que possam acrescentar algo positivo à identidade visual da sua empresa.
  • Análise: Analise o ambiente, público-alvo, segmentação e políticas internas.
  • Brainstorming: Coloquem no papel todos os palpites que tenham em mente, inclusive os mais absurdos, pois pode influenciar positivamente na conclusão da identidade visual ideal.
  • Definição: Faça uma filtragem de todas as ideias e defina o que será usado.
  • Testes: Realize testes de impressão para visualizar na prática a aplicação do projeto nas mais diversas mídias.
  • Correções: Faça um período de correção de possíveis erros.
  • Apresentação final: Depois de corrigido, apresente a proposta final.

Vantagens em investir na identidade visual

Vvantagens em investir na identidade visual

  • Destaque: Quando bem planejada, a identidade visual proporciona um destaque para sua empresa frente aos concorrentes.
  • Profissionalismo: A qualidade da sua identidade visual demonstra o cuidado e a credibilidade da empresa.
  • Divulgação da marca: Um trabalho bem feito fica guardado na mente do cliente. Toda vez que o cliente ver seu logotipo, se lembrará de qual empresa se trata.
  • Ponto positivo: O cliente associa a qualidade da sua identidade visual à qualidade do serviço.
  • Investimento certo: Investir na identidade visual da empresa é investir no sucesso do seu negócio.

5 elementos essenciais para destacar a identidade visual

5 elementos essenciais ao destacar a identidade visual

  1. Logotipo: É a primeira impressão visual do negócio, por isso é importante pensar estrategicamente nas cores e formato a serem usados.
  2. Cartão de visita: É uma oportunidade de convencer o cliente a conhecer mais a fundo os serviços e produtos da empresa.  Tenha cuidado e desenvolva sempre um cartão de visita de qualidade, conciso e objetivo.
  3. Materiais de divulgação: Aqui entram flyers, folders e banners que devem ter um design prático e de qualidade.
  4. Papelaria: Agendas, canetas, bloco de notas é um grande diferencial e chama a atenção dos clientes caso seja algo criativo e moderno.
  5. Site: O layout precisa ser clean e totalmente funcional. O cliente tem que conseguir navegar com facilidade e encontrar tudo que precisa.

Com todas essas dicas agora será mais fácil pensar no desenvolvimento da sua identidade visual. Precisa de ajuda? Fale com a Mais e Mais Vendas!

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