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Postado por em set 16, 2015 em Artes, Serviços Gráficos | Nenhum Comentário

Folder x Folheto x Flyer: vantagens e diferenças

Folder x Folheto x Flyer: vantagens e diferenças

A comunicação impressa dispõe de vários formatos. Das propagandas em jornais e revistas, até os que são entregues de mão em mão pelas ruas da cidade ou em eventos. Porém, há certa dúvida entre os formatos existentes, então continua a leitura para saber mais sobre o comparativo entre Folder x Folheto x Flyer, e vantagens e diferenças entre cada um deles.

Tanto o folder, quanto o folheto e o flyer, auxiliam na divulgação de uma ideia ou marca, trazendo um excelente retorno para empresa, desde que exista uma boa estratégia de marketing por trás da ação.

Porém é comum ocorrer uma indecisão na hora da definição dos modelos e para evitar qualquer erro no desenvolvimento e na arte final, é preciso entender perfeitamente suas características. Vale lembrar, que não existe o certo, já que cada impresso tem suas particularidades e pode contribuir de forma notável para a comunicação de uma empresa.

O mais importante é que no desenvolvimento da peça de divulgação, seja traçado as estratégias pensando no público-alvo e nos objetivos projetados, para então, optar pelo formato que terá maior retorno para a ação escolhida.

Confira, nesse roteiro simples, as principais diferenças entre flyer, folder e folhetos e faça a escolha certa de acordo com a sua necessidade.

Folder: informações “dobráveis”

Exemplo de Folder

A palavra “folder” tem origem inglesa e em português quer dizer “dobrar”, pois é um papel dobrado com informações, podendo variar entre duas ou três dobras, entre outros formatos. Esse formato impresso é usado para comunicações que exigem grande quantidade de informações e ilustrações.

Dependendo do tamanho do papel usado, é possível fazer várias dobras, oferecendo mais espaço para os textos, podendo incluir informações completas e que sejam relevantes para o público-alvo.

O folder pode ser usado como forma de comunicação institucional, onde são divulgadas informações da empresa ou como folder promocional, que é destinado à divulgação dos produtos e serviços da empresa.

Vantagens do folder

Vantagens do folder

  • O folder é ideal para uso em apresentações ricas de detalhes e com a ajuda de um designer pode ser explorado diversas formas de dobras como sanfona, carta, entre outras opções, para que seu folder se diferencie entre tantos outros que seu público-alvo possa receber.
  • Deixe a capa para destacar a sua marca, na parte interna coloque todas as informações importantes sobre seu negócio e na última face, informe o endereço e dados de contato da sua empresa.
  • Esse tipo de impressão exige um pouco mais de investimento, porém proporciona possibilidades criativas e um design diferenciado para atrair seu público-alvo.
  • Esse formato é adequado para ser usado em eventos corporativos e atividades sociais para divulgar com requinte informações detalhadas de seus produtos e serviços.

Folhetos: chamando a atenção

Exemplo de Folheto

Também chamados de panfletos, os folhetos são usados como meio de comunicação desde o século XVI através das diversas cartilhas confeccionadas na época. Atualmente, existe uma variedade enorme de folhetos, com muitas opções de cores que podem ser desenvolvidos de forma personalizada de acordo com a necessidade da empresa.

O folheto é uma forma simples e rápida de comunicar e divulgar os produtos e serviços. Para atrair a atenção das pessoas, são usadas letras grandes, cores vivas e imagens impactantes no desenvolvimento da peça. Esse tipo de formato é indicado para uso em feiras e eventos, como forma de divulgação rápida e eficiente as informações.

A forma de entrega dos folhetos pode ser realizada em vários lugares, de acordo com as estratégias definidas pelo cliente. Ela pode ser realizada de três formas:

  • Tradicional: Quando não há público-alvo específico e deve ser entregue ao maior número de pessoas possível.
  • Direcionada: Entregar somente para o público-alvo.
  • Abordada: Além de entregar o folheto, fazer uma abordagem ao público-alvo, explicando com mais detalhes o serviço ou produto oferecido pela empresa.

Vantagens do folheto

Vantagens do folheto

  • Ideal para comunicações simples e objetivas.
  • Custo baixo de produção.
  • Pode ser produzido de forma rápida.
  • Ideal para estratégias imediatas e massivas.

Flyer: modelos especiais

Exemplo de Flyer

Pode-se dizer que o flyer é um modelo de folheto com características próprias, sendo o formato e a quantidade de texto são as principais diferenças entre eles. Enquanto o folheto possui um formato retangular e informações escritas linearmente, o flyer possui formatos diferenciados que chamem a atenção para seu conteúdo, normalmente com o uso de vários componentes gráficos e textos que aparentam estarem posicionados de forma aleatória.

Passou a ser usado por artistas, filósofos, político, até chegar ao desenvolvimento da cultura de propaganda que temos hoje. A tecnologia permitiu que os flyers fossem aprimorados e desenvolvidos com muita criatividade, boa qualidade e cortes específicos para cada utilização.

A palavra que é originária do inglês, com significado de “voador” expressa exatamente o objetivo dessa ferramenta de marketing, que chegue às mãos da maior quantidade possível de pessoas de forma rápida. Por ser uma forma de comunicação acessível, é muito usada pelas empresas, principalmente em inaugurações, festas e eventos diversos.

Vantagens do flyer

Vantagens do flyer

  • O flyer pode ter acabamento diferenciado, o que proporciona um efeito estético mais chique para a divulgação de seu negócio.
  • O flyer é perfeito para divulgar informações de seu negócio de forma rápida e objetiva. Para não errar, pense detalhadamente nas informações que deseja colocar no flyer, não esquecendo os dados mais importantes e atrativos.
  • É possível usar imagens criativas e cores vivas, para chamar a atenção de seu público-alvo.
  • O flyer pode ser usado estrategicamente em estabelecimentos comerciais. Aproveite para deixá-los em locais movimentados onde seu público-alvo vá passar e tenha tempo para pegar e ler as informações, como por exemplo, salas de esperas em escritórios e consultórios, lanchonetes, academias, entre outros comércios.
  • Lembre-se de colocar a informação “Não jogue este papel no chão, mantenha a cidade limpa”. Além de incentivar a proteger o meio ambiente, é uma forma de fazer seu público-alvo guardar e ler o flyer mais tarde.

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