Menu Páginas
Twitter Facebook Google Plus You tube
Categorias de Menu

Postado por em ago 29, 2016 em Comunicação, Marketing | Nenhum Comentário

Comunicação dos anos 90

Comunicação dos anos 90

Comunicação dos Anos 90

Como anda a comunicação da sua empresa? Será que sua comunicação ainda está baseada em como era feito pelas empresas dos anos 90? Pensando nestas perguntas, resolvi escrever este artigo abordando este tema, pois tenho percebido que muitas empresas ainda cometem alguns erros na hora de divulgar seu negócio e isso passa despercebido.

Analisando o cenário de alta competitividade encontrada por empresas de qualquer segmento, cada detalhe é fundamental para que a empresa se destaque e se consolide no mercado atuante. Então, se você está buscando uma melhora na comunicação da sua empresa e consequentemente conquistar e fidelizar mais clientes continue a leitura, pois eu posso te ajudar!

Como era a comunicação nos anos 90?

Como era a comunicação nos Anos 90Eu espero que sua empresa não esteja direcionando a comunicação da mesma forma que era feito nos anos 90. Mas para que você possa se certificar de que sua empresa não está errando, vou explicar como que era a abordagem comunicativa daquela época.

Bem, nos anos 90 não havia tanta concorrência como nos dias de hoje, então automaticamente os clientes eram menos exigentes em questão de qualidade de produtos ou serviços e principalmente em analisar a forma como as empresas se comunicavam.

Como havia menos concorrentes divulgando suas empresas, o cliente recebia uma quantidade menor de informações, sendo mais fácil para as empresas abordar e conquistar o cliente, mesmo que a comunicação utilizada fosse ruim. Hoje, em contrapartida, o cliente recebe informações via e-mail, pelo rádio, pela televisão, pelo jornal, pelas redes sociais, por mala direta, pela internet, entre outros canais.

Diante de tantas opções, o cliente de hoje é bem mais exigente e seletivo e escolhe comprar com empresas que usam uma comunicação específica que mais lhe agrada.

4 erros da comunicação dos anos 90

Berrar com o cliente

  1. Uso repetitivo da pontuação: Antigamente era muito usada a repetição de interrogação ou exclamação em uma comunicação. Você já deve ter visto alguns exemplos como estes: “Não perca!!!!!!!!”, “Você sabia??????”, entre outros. Este tipo de formato usado para despertar a atenção do cliente não é legal, muito pelo contrário, gera uma imagem negativa. O indicado é uma comunicação clean e com o uso correto do português, fique atento!
  2. Berrar com o cliente:  Este era outro erro muito comum na comunicação dos anos 90. Você sabia que ao escrever um texto em folders, redes sociais, site ou em qualquer outra mídia com letras maiúsculas, está gritando com seu cliente? Sim, é isso mesmo! Uma frase muito grande com letras maiúsculas incomoda e dá a impressão de que a empresa está gritando com o cliente, como se ele não pudesse entender a mensagem se fosse escrito de outra forma. Aborte esta linguagem em sua comunicação!
  3. Contraste: As cores usadas não podem gerar um contraste que irrite visualmente. Comunicações que misturam preto por cima do vermelho ou roxo com azul causam uma estranheza, não passa uma harmonia para o cliente. Desta forma, preocupe-se com as tonalidades escolhidas para trabalhar a identidade visual de sua marca e não siga exemplos de algumas empresas que atuavam desta forma nos anos 90.
  4. Não estar na internet: Nos anos 90 o perfil dos clientes era totalmente Não estar na internetdiferente do perfil do cliente de hoje. Os clientes usavam pouco a internet para buscar informações de algum produto, serviço ou empresa. Era mais comum procurar as empresas na famosa lista amarela, totalmente diferente de hoje, que o primeiro lugar a se pesquisar informações sobre as empresas é na internet.

Então, lembrem-se bem destes pontos para não cometer estes erros citados acima na sua comunicação.

A divulgação de seu pequeno negócio deve ser baseada em estratégias profissionais e totalmente focada no perfil do seu público-alvo. Agora se você precisa de ajuda para melhorar a divulgação de seu pequeno negócio, conte comigo!

Eu posso te ajudar a transformar a comunicação da sua empresa com dicas simples e totalmente acessíveis! Faça o download gratuito do meu e-book  e descubra como construir uma marca de sucesso!

 

Deixe um Comentário

Comentários