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Postado por em jun 17, 2016 em Assessoria em Marketing, Marketing | Nenhum Comentário

Como escolher o nome da sua empresa?

Como escolher o nome da sua empresa?

Como escolher o nome da sua empresa

Entre tantos desafios que um empreendedor encontra no início de sua jornada para a montagem de um negócio podemos citar o de como escolher o nome da sua empresa. Engana-se quem pensa que essa tarefa é fácil e simples de ser resolvida, já que o nome de uma empresa influencia diretamente nos resultados futuros que se deseja alcançar.

Essa tarefa vem acompanhada de diversas dúvidas e incertezas e se o empreendedor não possuir uma estratégia em mente bem definida pode comprometer todas as estratégias futuras. Para você não correr o risco de errar, eu preparei dicas práticas e acessíveis que irão orientar você a escolher o nome da sua empresa da forma correta. Vamos lá!

Técnicas para escolher um bom nome para sua empresa

Técnicas para escolher um bom nome para sua empresa

1- Não comece pensando em nomes: Escolher o nome da marca não deve ser a primeira coisa a ser feita, isso porque a marca irá refletir a identidade de sua empresa. Assim, é importante refletir pontos importantes como: qual a sua missão, quais são os seus valores, qual o propósito do seu negócio, que imagem você quer transmitir aos seus clientes, quem é seu público-alvo, entre outros pontos fundamentais.

2- Dê preferência para nomes relacionados ao seu negócio: Uma empresa que segue a linha de associação do nome X marca tem mais chances de sucesso, já que assim fica muito mais fácil do cliente associar e se lembrar da sua empresa. Por exemplo: Crystal Água Mineral, Easy Taxi, Porto Seguro – Seguradora, entre outras grandes empresas.

Nome fácil de escrever e pronunciar3- Escolha um nome fácil de escrever e pronunciar: Quando você criar o nome, pronuncie em voz alta, peça para outras pessoas pronunciarem e observe a sonoridade. Faça testes com telefone, e-mail, simulando como seria um atendimento telefônico, se poderá ocorrer um trava línguas e principalmente referente ao e-mail se será preciso soletrar para que o ouvinte compreenda melhor.

4- Escolha nomes curtos: Um nome prático é muito importante, pois é mais fácil de decorar e lembrar. Temos diversos exemplos de grandes marcas que usaram essa estratégia e que deu certo, principalmente facilitando para que os consumidores encurtassem e viralizassem o nome. É o caso da Coca Cola que virou Coca e Facebook que virou Face.

5- Não limite a sua marca: Escolher um nome que se restrinja somente a um único produto ou serviço pode ser um erro fatal. Para ficar mais claro vou dar um exemplo, imagine uma empresa com o nome Mundo dos Sucos. Depois de um tempo onde só atua vendendo suco aparece uma oportunidade lucrativa de incluir refeições orgânicas e saudáveis em seu cardápio de serviços. Já pensou o trabalho que será para associar a sua marca de sucos em um local para frequentar no almoço?

Faça um brainstorm6- Faça um brainstorm: Reúna os envolvidos no projeto e peça que cada um cite nomes aleatoriamente durante 10 minutos. Anote todas as sugestões, sem julgar, mesmo que surjam nomes absurdos e sem sentido. A palavra brainstorm significa tempestade de ideias ou tempestade cerebral. Neste momento é muito importante a quantidade, após 3 rodadas deste exercício, provavelmente você estará perto de um bom nome para sua empresa.

7- Escolha um nome que você possa utilizar: Após escolher os nomes preferidos, faça pesquisas no Google, no Facebook e no site registro.br para verificar se já não existe alguma empresa utilizando este nome.

Erros ao escolher um nome para sua empresa

Erros ao escolher um nome para sua empresa

  • Não copie nomes dos concorrentes, principalmente das marcas famosas, isso não trará credibilidade para seu negócio.
  • Evite nomes com duplo sentido que possam gerar piadas de mau gosto.
  • Nomes impróprios ou ofensivos também não são legais para a imagem de sua empresa.
  • Não escolha o nome pensando no seu gosto pessoal, foque no perfil do seu público-alvo.
  • Evite nomes complexos e difíceis de serem lembrados.

Agora que você já sabe como definir um bom nome para sua marca, dedique um tempo para esta missão, escolha um nome que tenha a cara da sua empresa e bons negócios!

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