Menu Páginas
Twitter Facebook Google Plus You tube
Categorias de Menu

Postado por em out 26, 2015 em Artes | Nenhum Comentário

Como as cores influenciam no seu negócio

Como as cores influenciam no seu negócio

Em um cenário tão competitivo, onde há muita oferta disponível abrindo um leque enorme de opções para o cliente, é preciso criar diferenciais para conquistar e fidelizar clientes. Uma estratégia eficaz que garante resultados é a escolha e aplicação das cores certas para sua empresa, o que certamente deve ter gerado uma dúvida em sua cabeça, de como as cores influenciam no seu negócio?

Apesar de muitas pessoas não terem conhecimento e muitas outras duvidarem, o fato é que a escolha das cores para seu negócio é o ponto de partida para o sucesso da empresa. As cores, além de dar cara à identidade visual da marca e dos produtos, tem o papel de chamar e despertar a atenção dos clientes e influenciar suas emoções.

Isso porque a conclusão de uma compra é realizada pela influência de cores usadas na divulgação ou especificamente no produto. Os aspectos visuais são extremamente importantes e valorizados pelos consumidores, pois a maior parte deles realiza compras com os olhos.

Portanto, se sua empresa não está convertendo muitas vendas, fica um alerta para análise, pois talvez o problema esteja nas cores usadas em sua comunicação.

Sensações que cada cor passa

Sensações que cada cor transmite

As cores são importantes na identidade visual da empresa e deve seguir a linha de uso das mesmas cores em todas as formas de comunicação, desde a fachada, cartões de visitas, site, perfis de redes sociais até o material gráfico, como banners, folders e panfletos.

As combinações de cores existentes são infinitas e cada uma delas desperta uma sensação para os consumidores. Das sensações mais variadas possíveis, como alegria, pressa, calma ou paz, se faz importante conhecer o perfil do público e descobrir as cores que estes mais apreciam e avaliar se essas cores serão benéficas para os negócios.

É importante ter em mente que as cores precisam estar em perfeita harmonia, pois assim, como elas influenciam positivamente, elas podem influenciar negativamente também.

As cores podem causar ainda sensações como fome, inquietação, desejo, tranquilidade, entre outras emoções, e utilizar dessas sensações para incentivar as vendas de seus produtos ou serviços. Confira a separação das cores e um pouco mais de algumas das cores mais utilizadas nos negócios.

  • Cores quentes: São mais usadas para refletir paixão, felicidade e entusiasmo, entre outras sensações que refletem grandiosidade e exagero. Entre elas estão, vermelho, amarelo, rosa e laranja.
  • Cores frias: Representadas pelos tons de azul, verde e roxo, além de outros tons  mais escuros. São ideais para transmitir profissionalismo e seriedade.

Agora uma descrição para as cores mais comuns:

  • ███ Vermelho: Indica energia, fogo, paixão, perigo, conquista, desperta a atenção e senso de urgência. Ideal para restaurantes e Fast Foods.
  • ███ Azul: A ligação da cor com elementos da natureza como o céu e o mar transmite confiança, segurança e tranquilidade.
  • ███ Verde: O verde transmite calma, harmonia, crescimento e poder de compra. Uma cor muito versátil que pode ser aplicada em diversos ramos comerciais.
  • ███ Amarelo: Essa cor atrai o dinheiro, desperta a alegria, esperança e otimismo.
  • ███ Rosa: Por ser uma cor delicada e inocente é ideal para quem trabalha com o público feminino. Os tons escuros despertam juventude e diversão e os mais claros suavidade e romantismo.
  • ███ Preto: É uma cor que pode transmitir a sensação de elegância e modernidade e se usada de forma errada pode criar um efeito negativo, agressivo e autoritário, afastando os clientes.
  • ███ Branco: Desperta a sensação de simplicidade, pureza, limpeza e por isso é indicado para empresas que querem dar um toque clean e clássico em sua identidade visual.
  • ███ Laranja: Remete à diversão, vitalidade, alegria e criatividade.
  • ███ Roxo: O roxo mistura a sensação de tranquilidade com a força da paixão e do mistério.
  • ███ Marrom: Essa cor é ligada à estabilidade e simplicidade, porém deve ser usada com cuidado, pois também transmite aspectos negativos, já que está relacionada à sujeira, por isso, use com cautela.

Escolha das cores para cada tipo de ambiente

Escolha das cores para cada tipo de ambiente

Como visto, as cores transmitem sensações que afetam na decisão de compra do cliente. Por isso é importante ter clareza dos objetivos da sua empresa para escolher a cor certa e alcançar resultados positivos para seu negócio.

Para cada ambiente há uma cor adequada, que auxilia na decoração e criação de um ambiente moderno e agradável, além de influenciar nas vendas. Confira alguns exemplos:

  • Consultórios: Para transmitir paz, tranquilidade e serenidade aos pacientes em um ambiente que pode ser tão apreensivo para eles, as cores mais clássicas como verde claro, azul claro, branco, são ideais.
  • Restaurantes: O vermelho e o amarelo são cores muito usadas em restaurantes e fast-foods, pois essas cores são energizantes e estimulam o apetite, causando certa ansiedade e inquietude, de modo que desperta nas pessoas o desejo de fazer um lanche rápido no local. Como esse comércio tem muita rotatividade, a liberação de mesas deve ser rápida e essas cores favorecem.
  • Comércios de moda: As cores mais usadas são azuis e rosa, pois criam sentimento de paz, tranquilidade e confiabilidade. Tudo que é preciso para escolher as roupas com calma e sem pressa.
  • Escolas profissionalizantes: É comum o uso do laranja, já que remete à criatividade, alegria e aptidão. Combinada com cores suaves constrói uma identidade harmônica e exclusiva.

Casos de Sucesso

Casos de sucesso

Mc Donald’s

As cores utilizadas são divertidas e chamam a atenção dos clientes. Além disso, transmitem energia e abrem o apetite, combinando a sensação de matar a fome com um lanche gostoso de forma rápida.

HP

O azul é muito usado em negócios corporativos, pois transmite segurança, construindo uma solidez e confiança na marca. Mesclada com o branco, destaca integridade, lealdade e bom senso, características fundamentais em uma empresa que precisa demonstrar seriedade.

Natura

A Natura tem uma identidade incrível que mistura cores que transmitem exatamente a filosofia da empresa. O tom laranja representa a alegria e a confiança, juntamente com o verde que se relaciona com a tranquilidade, natureza e promoção ambiental, que é exatamente o foco da empresa, transmitir a pureza em suas relações.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida em respeito à importância da escolha das cores para seu negócio ou ainda precise de um suporte para o assunto, fale com a Mais e Mais.

Deixe um Comentário

Comentários