Menu Páginas
Twitter Facebook Google Plus You tube
Categorias de Menu

Postado por em jul 22, 2016 em Assessoria em Marketing, Marketing | Nenhum Comentário

A importância do briefing para o sucesso de um projeto

A importância do briefing para o sucesso de um projeto

A importância do briefing para o sucesso de um projeto

Uma empresa que oferece serviços profissionais solicita o preenchimento de um briefing antes de iniciar a prestação de seus serviços. Essa tarefa é priorizada por empresas que entendem a importância do briefing para o sucesso de um projeto. Porém, como muitos clientes não entendem o objetivo do briefing, não valoriza esta etapa, o que pode comprometer o resultado final de qualquer projeto.

Com objetivo de ajudar você empresário ou empreendedor a atingir seus objetivos de maneira assertiva, foi desenvolvido este post especial, para direcionar sua empresa ao caminho correto, confira!

O que é um briefing?

O que é um briefing?

O briefing é um relatório predeterminado por empresas de qualquer segmento. De acordo com o segmento, o briefing é criado e adaptado sempre que necessário.O objetivo deste relatório é entender sobre o negócio e principalmente quais são os objetivos e desejos do cliente em relação ao serviço contratado. Através desta ferramenta é possível captar informações como dados da empresa, história, ramos de atuação, concorrentes, público-alvo, objetivos, metas e prazos.

Toda informação é importante, por isso é primordial que todas as questões sejam preenchidas pelo cliente, não deixando campos em branco. Este processo pode ser feito através de e-mail ou em reuniões, fica a critério de cada empresa, escolher qual a melhor forma para realizar o preenchimento. Um briefing bem estruturado e preenchido por completo pelo cliente, otimiza os prazos e a execução do projeto, favorecendo quem está oferecendo e contratando o serviço.

Consequência de um briefing incompleto

Consequência de um briefing incompleto

O papel de quem está solicitando o preenchimento do briefing é explicar ao cliente a necessidade e os objetivos desta tarefa. A falta ou a omissão de dados pode comprometer totalmente o andamento de um projeto, por isso é importante que seja relatado todos os desejos e expectativas em relação ao serviço em questão. Um briefing incompleto pode acarretar:

  • Perca de tempo: Quando faltam dados, há sempre aquele vai e volta de pedido de informações complementares, o que toma tempo dos dois lados.
  • Perca de dinheiro: Quanto mais tempo o projeto demora em sair do papel, mais dinheiro a empresa está perdendo.
  • Insatisfação: Quando o briefing não é claro para quem executa o serviço, os resultados podem não atingir a necessidade do contratante, gerando uma possível insatisfação.
  • Retrabalho: Um trabalho desenvolvido em cima de um briefing incompleto pode criar uma insatisfação do cliente que irá solicitar que seja refeito, gerando um retrabalho desnecessário se o briefing estivesse completo e objetivo.

As vantagens de um briefing preenchido adequadamente

Vantagens de um briefing adequado

Esse é o melhor dos mundos e todo mundo fica feliz! Quem está oferecendo o serviço, pois trabalha com mais tranquilidade por saber exatamente o que o cliente espera do serviço contratado e na outra ponta, quem contrata o serviço, por receber um atendimento adequado, de acordo com as suas expectativas.

Um preenchimento adequado permite que tudo fique mais organizado e planejado, além de mais claro para o cliente, direcionando todos os passos de forma que o projeto seja concluído com eficiência e seja um sucesso!

Os passos para o desenvolvimento de um briefing

Passos para o desenvolvimento do briefing

  • Captação de dados da empresa / cliente: Razão social, endereço, contato do representante da empresa, e-mail, responsáveis pelo projeto, entre outras informações.
  • Conheça o cliente: Entenda os serviços / produtos oferecidos pelo cliente, segmento, público-alvo, concorrentes, pontos positivos e negativos de seu negócio e diferenciais.
  • Comunicação: Investigar como está a comunicação atual da empresa, se possui website, identidade visual, posicionamento nas mídias sociais, etc.
  • Objetivos: Qual o objetivo principal e metas do projeto. Faça uma lista por prioridades, para facilitar o entendimento.
  • Informações adicionais: Verificar se existem parceiros ou exigências legais que devem ser cumpridas.
  • Planejamento final: Definir qual a expectativa do cliente em relação às metas e prazos.

Para concluirmos, estes passos acima irão direcionar e facilitar a execução de qualquer tipo de projeto, porém podem ser readequados sempre que necessário. Deixe claro para seu cliente a importância do briefing e incentive essa parceria para garantir o sucesso do projeto!

Deixe um Comentário

Comentários